Atividade do Clube de Astronomia Fomalhaut no dia 2/6/2022 – Construindo uma balestilha.

 

Aprendendo a medir o comprimento aparente dos objetos com a balestilha.

Por Sara Gomes, Lívia Gisele, Júlia, Arthur Victor, Luan Gomes e William Gabriel - CAF. 

02/6/2022, quinta-feira, das 11h30 até 12h00, tivemos mais uma reunião do Clube Fomalhaut da Escola Estadual Professor Afrânio Lages, CEPA, 13ª GERE da SEDUC-AL. O professor Adriano, mostrou para a gente como fazer uma balestilha que pode ser usada como um medidor de distância.

Veja como fizemos passo a passo:

1°- Pegamos 2 folhas papel, cola de isopor, tesoura, fita métrica, um pedaço retangular (2 cm x 11 cm) de cartolina e de papel, caneta e régua.

2°- Enrolamos uma folha de papel, como se fosse um canudo. fizemos isso com as duas folhas e colamos ambas para ficar um “canudo” grande.

Montando a haste da balestilha com duas folhas de papel enroladas e unidas com cola. 

3°- Depois usamos a trena e medimos a vara para que ficasse com cerca de 57,3 cm. Em seguida, usamos a tesoura e cortamos as extremidades, deixando a vara com 57,3 cm.

4°- Depois com a folha de cartolina recortamos um retângulo com cerca de 2 cm x 11 cm. Cortamos esse retângulo deixando um espaço no meio, como se fosse um “H”. Em seguida, pegamos a vara de papel e dobramos o “H” de cartolina, deixando uma perna para cima e a outra envolvendo a haste, para baixo. Daí, colamos as duas abas da perna debaixo, deixando de um jeito que ela pudesse se movimentada pela haste (vara de papel).

Montando a régua transversal da balestilha com uma cartolina, papel e régua.


6º - Na perna que ficou para cima, colamos um retângulo de papel e com uma régua e fizemos as marcações de 0,5 cm. A balestilha está feita, ou quase.

7°- Como a gente deve fazer para usar a balestilha.

O professor explicou que se deve encostar a extremidade da balestilha próximo ao olho ou a bochecha. Daí é fechar um dos olhos e deixar o outro (o que a extremidade da balestilha estiver nais próximo) aberto para observar a régua transversal e um objeto distante. A partir disso, posicionamos à régua (escala) no objeto e medimos o seu tamanho aparente, contando pelas marcações que fizemos.

8º Observamos que quanto mais distante menor o tamanho aparente do objeto.

Medindo o comprimento aparente da moto. 


Foi assim que nós construímos nossas balestilhas.


Na semana que vem, nós aprenderemos a medir a distância até objetos que conhecemos o tamanho.



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