Iniciando as atividades do CAF em 2023

 

Iniciando a palestra sobre exoplanetas na sala de vídeo da escola estadual professor Afrânio Lages. Imagem:OAGLL.


    Essa primeira postagem de 2023, no blog do Clube de Astronomia Fomalhaut, CAF, que é o clube de astronomia da escola estadual professor Afrânio Lages e que é também, um dos grupos do Projeto O Clube de Astronomia de Minha Escola – PCAME da SEDUC-AL, é um breve relato das ações desenvolvidas esse ano, para a formação da equipe de alunos do nosso clube.

  Para atrair a atenção dos alunos e assim escolherem participar do CAF, realizamos duas atividades em março de 2023. A primeira foi uma palestra sobre exoplanetas e a segunda foi a observação da Lua na fase crescente, 5º dia de lunação, e da fotosfera solar com um telescópio refrator, no pátio da escola.


Plateia atenta, mas silenciosa. Imagem:OAGLL.

    A palestra sobre exoplanetas foi realizada na sala de vídeo na escola, no dia 21 de março de 2023, uma terça-feira das 10:30 até cerca das 12h. A palestra contou com a participação de 34 alunos. O tema, exoplanetas, foi apresentado a partir de uma perspectiva histórica. Desde os principais filósofos, astrônomos, físicos e matemáticos, sobre as técnicas atuais utilizadas na detecção dos planetas em estrelas e uma breve descrição de alguns dos exoplanetas, dos mais de cinco mil já descobertos. A plateia participou de forma comedida, talvez alguns conceitos e fenômenos físicos não tenham sido esclarecidos de uma maneira própria. Apesar disso, e de uma forma geral, acredito que tenham apreciado a nossa apresentação.

A observação da Lua e do Sol com o telescópio atraiu alunos e professores. Atividade bem tranquila. Imagem: OAGLL.

    A outra atividade foi a observação com o telescópio na quadra da escola. Na tarde de 27 de março de 2023, uma segunda-feira, levei meu telescópio refrator de 70mm F/10, para observar a fotosfera solar e a superfície lunar, com os alunos da escola estadual professor Afrânio Lages. Já está virando uma tradição, pois, todo ano levo um telescópio a essa escola, talvez por ser vizinha do observatório. Fico sempre um pouco apreensivo com a reação dos alunos, a pior das reações é a indiferença. Fico sempre me perguntando sobre o que deu errado. Há algum tempo, venho pensando em uma forma para estimar a curiosidade e participação dos alunos em atividades práticas, como as observações telescópicas. Especificamente para essa atividade defini o TCPO – Tempo de Chegada Para Observação – que é o intervalo de tempo que corresponde entre a montagem do telescópio no local de observação e a chegada da primeira pessoa para observar. Nesse dia, o TCPO foi 0s . Quando alguns alunos me viram carregando o telescópio para o pátio, me acompanharam direto até lá, ansiosos para participar da atividade. Foi bem tranquila e proveitosa a observação. A turma estava curiosa, mas comportada, sem muita “zoeira”. Inicialmente observamos a superfície do Sol, através do método de projeção. Nossa estrela apresentava algumas manchas, o que surpreendeu os alunos. Depois, observamos a superfície lunar com aumentos de 28x a 70x. Apesar da presença intermitente de algumas nuvens, pudemos observar algumas das principais feições do relevo lunar, mares, crateras e montanhas. Pela participação e comentários, deu para perceber que gostaram da atividade. no final daquela tarde. Dessa vez deu certo. Fiquei feliz.

Apesar do tempo com nuvens esparsas e do horário, com bastante luz do Sol, conseguimos observar  nossos satélite e estrela. A turma aprovou. Imagem:OAGLL. 


/Adriano Aubert - Professor coordenador do CAF.




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