4ª Reunião do CAF em março, quinta-feira, 31/3/2022.

 

Entendendo como seriam diferente o céu de um observador em Maceió e outro em Nova York.  

31/3/2022, quinta-feira. No nosso encontro com os membros do Clube de Astronomia Fomalhaut, da escola estadual professor Afrânio Lages, CEPA, 13ª GERE, nessa semana,  demos continuidade a nosso estudo sobre astronomia fundamental.
   Iniciamos nosso encontro, conversando sobre o que é fazer parte de um clube, agremiação, associação, etc. A ideia foi a de fazer perceber a importância de ser um membro de um grupo que anseia por algo, que quer aprender por aprender, como é o nosso caso no clube de astronomia. Pedi também para que os participantes procurassem conhecer seus colegas de clube, para assim podermos forma uma equipe, um time. Sugeri também que pensassem no que é fazer parte da direção do clube. No final de abril faremos a escolha dos nossos representantes: presidente, vice-presidente e secretário que comporão a diretoria do CAF.
   Em seguida, fomos até a sala do planetário para discutirmos e aprendermos mais sobre alguns pontos importantes para observação do céu. Teremos algumas atividades práticas para trabalharmos isso. Uma delas começa hoje. Vamos construir um gnômon portátil e com ele, vamos observar o movimento do Sol e da Terra. 
Na sala do planetário, utilizando um projetor simples, para compreender conceitos como azimute, elevação, horizonte, zênite e pontos cardeais. Foto: Sara Gomes/CAF.

     No planetário vimos duas coordenadas que nos ajudam a localizar um objeto no céu. As coordenadas são: a elevação ou altura e o azimute. Com o Stellarium projetado na cúpula do planetário, pudemos entender melhor essas duas coordenadas. Também, discutimos as definições de esfera celeste, vertical do lugar, meridiano, linha meridiana, zênite e nadir. Aproveitamos para conhecer mais algumas constelações como a do Centauro com objetos celestes muito interessantes como o maior aglomerado globular de nossa galáxia, o Ômega do Centauro e a rádio-galáxia Centauros A.
    Depois, fomos até o hall do CECITE para construirmos um gnômon portátil. É um relógio do Sol utilizado há milhares de anos pelos povos da mesopotâmia e Egito, e que, pode nos ajudar a entender melhor como o Sol e a Terra movem-se no espaço. Antes, utilizando um globo terrestre, discutimos como observaríamos o céu em diferentes pontos da superfície da Terra. Também, como aqueles elementos que discutimos no planetário, vertical, zênite, azimute e elevação são importantes na compreensão do que cada observador na Terra observa no céu.

Bastou duas caixas de papelão, uma caixa de palitos, la´pis tesoro régua e transferidor  para montarmos 13 gnômons, um para cada. participante. Foto: Sara Gomes/CAF. 

As equipes trabalharam rápido. Em pouco tempo todos os gnômons estavam montados. 

Compartilhando os gnômons. Mas, como será que isso funciona? 



Todos trabalhndo na montagem dos relógios do sol. 

   Procurei orientá-los a fazer o trabalho da construção do gnômon portátil em equipes. Dividimos o grupo em quatro equipes e definimos a tarefa que cada elemento da equipe iria fazer para construir o gnômon. Em pouco tempo, alguns minutos, já tínhamos um número de gnômons suficiente, para que todos do CAF tivessem o seu. Logo após a construção, aproveitando uma réstia de Sol nesse mês tão nublado, fomos discutir mais sobre a primeira atividade com o gnômon, que será a de relacionarmos a posição e o comprimento da sombra com a hora. O gnômon é um relógio do Sol horizontal, mas, como funciona? Isso queremos descobrir assim que as nuvens derem uma trégua e o Sol brilhe no céu.

Entendendo a relação entre a linha vertical, a esfera celeste e o zênite.Foto: Sara Gomes/CAF.

Imaginando uma linha reta que passa pela ponta do gnômon e da sombra, sabemos qyual a posição do Sol no céu. Foto: Sara Gomes/CAF. 

    As duas horas que tivemos com o CAF na última quinta, foi muito proveitosa, acredito. Muito legal ver a turma trabalhando, pensando e aprendendo na prática. Nos deixa, a nós professores e alunos, muito felizes.


/Adriano Aubert - CAF e OAGLL. 


Share:

Postar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes