Os encontros do CAF em Abril de 2022

 

Visualizando como determinar o meio dia do lugar com o Stellarium e assim de terminar, com a ajuda do gnômon a linha meridiana. 

    No mês de abril de 2022, só tivemos dois encontros do Clube de Astronomia Fomalhaut da escola estadual professor Afrânio Lages, CEPA 13ª GERE da SEDUC-AL. Isso porque, nossos encontros ocorrem nas quintas das 10:20h até às 12h e esse mês tivemos dois feriados nas quintas: quinta-feira da semana santa, 14/4 e no dia 21/4 dia do descobrimento do Brasil. Assim, só pudemos nos reunir nos dia 7/4 e 28/4., Apesar disso, acredito que tenha sido bem proveitoso para todos os membros do CAF que estiveram presentes.

Turma do CAF depois da simulação com o Stellarium. 

    Este mês demos continuidade a nossos estudos sobre como realizar observações e melhor compreender a disposição dos astros e movimentos. Para isso, desenvolvemos duas atividades práticas: Construímos o gnômon portátil e aprendemos como utilizá-lo para determinar os pontos cardeais e a linha meridiana; Depois, montamos o planisfério celeste de Alagoas que nos ajudará a reconhecer as constelações. Apesar do tempo atmosférico não ter contribuído esse mês, conseguimos montar os dois instrumentos e assim que for possível, iremos utilizá-los em nosso exploração espacial.

Montando o planisfério celeste de Alagoas. 

A montagem simples e tranquila. A turma caprichou. 

     O Gnômon portátil é muito simples de montar. Basta um disco de papelão, um palito de dentes e um pouco de cola. Em março, fizemos uma postagem no nosso blog, mostrando como o montamos. No dia 7 de abril pudemos observar como a sombra do palito, com o passar das horas diminui e volta a crescer nos indicando como está acontecendo o movimento da Terra e como, com o instrumento, podemos determinar a linha norte e sul (linha meridiana) e os pontos cardeais. Bem simples, e legal o gnômon. Fizemos isso no dia 7 de abril e aproveitamos para ver como os pontos cardeais são úteis para realizarmos nossas observações celestes e também, nos deslocarmos na superfície terrestre. Usamos o programa Stellarium para nos mostrar como a orientação é fundamental para que possamos saber para onde e quais constelações veremos no céu.

São três peças apenas. É só cortar, colar, dobrar e está pronto o planisfério.



Entendendo como ajustar e visualizar as constelações no planisfério.

     No dia 28 montamos o planisfério celeste. É um mapa ajustável que nos permite visualizar quais as constelações estarão visíveis numa determinada data e hora. O planisfério celeste foi desenvolvido no Observatório Astronômico Genival Leite Lima da SEDUC-AL. Depois de montarmos o planisfério, que é bem simples, são só três peças para cortar, dobrar e colar, usamos novamente o programa Stellarium para com a ajuda do planisfério localizarmos e identificarmos algumas constelações. Foram bem legais nossas atividades em Abril e a turma do CAF esteve presente aprendendo e participando. Acho que estão ficando ansiosos para observarem o céu.


/Adriano Aubert

Share:

Postar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes