Apresentando o Telescópio e a lua na E.E josé da Silveira Camerino ( CEPA)

Imagem da Lua através do telescópio. Foto:OAGLL. 

   Oi! Na semana passada, eu, Joaquim e o professor Adriano, fomos à Escola Estadual José da Silveira Camerino, aqui no CEPA, em Maceió, Alagoas, para apresentar o Telescópio e em seguida observarmos a Lua, com os alunos do 6º ano do ensino fundamental II. Cada estudante pôde,  aguardando sua vez, conhecer o telescópio e também, observar a superfície do nosso satélite, observar as crateras da lua e sua fase, que no dia 3 de abril de 2025 uma quinta-feira,  estava crescente. As minhas primeiras impressões foi a confusão dos alunos ao observar no telescópio,  quando um queria olhar no lugar do outro, já outros estavam curiosos e ansiosos para ver, alguns tirando dúvidas, outros disseram que era a primeira vez que  olhavam no telescópio, etc.Tudo isso aconteceu ao lado do pátio da escola e os alunos pareceram gostar da observação da Lua e do telescópio.    

 observando a Lua através do telescópio. Foto  OAGLL.

    Durante a observação da Lua com o telescópio, um dos alunos disse que a nuvem, que estava cobrindo a Lua parecia um algodão doce e decidiu chamar os amigos para olhar também. Fiquei impressionada com a reação do menino que disse isso, também, tinha uma menina com a lista na mão, para todo mundo assinar o nome e para poder observar a Lua.  

    Oi, sou Joaquim, me juntei a Darah no Clube de Astronomia Fomalhaut da escola professor Afrânio Lages. Eu, o professor Adriano e a Darah montamos um telescópio no pátio da escola, para observar a Lua. Os alunos gostaram e pediram para ver também, mal sabiam eles, que tínhamos levado o telescópio para eles observarem a Lua. Gostei bastante de ver que os alunos ficaram ansiosos para ver a lua. Os alunos eram muitos inquietos, eles implicavam uns com os outros o tempo todo. Mas, eles gostaram muito da Atividade e foram chamar os amigos para ver também. Teve um que falou que parecia um algodão doce. Fiquei surpreso pela reação dos alunos de ter interesse e de, apesar da inquietação, prestarem atenção na atividade.  

Formando a fila para a observação da lua para o telescópio. Foto: OAGLL

Autores: Darah e Joaquim Rodrigo, estudantes do 2º ano técnico e membros do Clube de Astronomia Fomalhaut da E.E. Professor Afrânio Lages, 13ª GEE, CEPA, Maceió, Alagoas. 

Share:

Postar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes