Descobrindo quantas estrelas têm numa área do céu. 24/4/24.


   Olá, no nosso último encontro que aconteceu no dia 24 de abril de 2024 nós do ´CAF. No encontro vimos como determinar o número de estrelas em uma determinada área, pela técnica de amostragem. Para isso, antes de tudo, tivemos que relembrar as fórmulas para calcular as áreas do quadrado,triângulo,retângulo,trapézio e círculo. 

 A área do quadrado é: A= 12 
 A área do retângulo é: A = b.h 
 A área do triângulo é : A=a.h/2. 
 A área do trapézio é : A= (B+b).h/2. 
 A área do círculo é: A= 𝜋.r2

 Na nossa atividade, começamos desenhando polígonos no chão de granilite, com um giz. Devido ao tempo, que tínhamos para fazer a atividade, escolhemos uma. Depois nos fizemos um reconhecimento da figura, era um retângulo. Em seguida, medimos seus lados, o que correspondendo 100 cm x 237 cm. Assim, conseguimos calcular a área de: A= 1m . 2,37m = 100cm . 237cm = 23700 cm2 .


 Depois, contamos quantas estrelas (pontos brancos no granilite) tinha em 1 cm2 . Encontramos 7 estrelas na área de 1 cm2 . 




De onde concluímos que, na área demarcada no granilite, temos cerca de: nº de estrelas = 7 x 23700 = 165.900 “estrelas”!!! Então, é dessa maneira, mais ou menos, que os astrônomos nos dizem quantas estrelas têm numa área do céu. Não é legal? 


Esta atividade foi realizada pelos membros do Clube de Astronomia Fomalhaut - Amanda, Pedro, Samuel, Sofia, Leandro e Letícia.





Share:

Postar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes