Determinando a massa da Terra com um pêndulo

    


    Os materiais necessários para determinar a massa da Terra são poucos e podem ser encontrados aí em sua casa. São eles: Uma linha ou barbante com aproximadamente 1 ,20 metro, um pesinho, podendo ser uma porca, um parafuso ou algo que tenha um peso semelhante, um cronômetro, ou relógio (função cronômetro) do celular, papel, onde possa realizar os cálculos, uma régua ou trena para medir a linha e lápis ou caneta para escrever. Com tudo separado partiremos para o passo a passo de como realizar todos esses processos e de como fazer os cálculos.

    Primeiramente você deve achar um lugar que tenha um pouco de espaço para pendurar o pêndulo (fio com o pesinho amarrado em uma das extremidades. Após encontrar o local perfeito, prenda o que você usará de peso em uma das pontas da linha. O passo seguinte é amarrar a outra extremidade da linha, em um prego fixado no alto da moldura de uma porta, de tal forma, a permitir que ele se movimente livremente. Quando for amarrar a linha no prego, faça isso deixando uma distância de 1 metro até o peso, isso é importante. Viu como essa parte foi fácil? Então vamos seguir com os próximos passos. Após tudo montado, pegue seu cronômetro (pode ser o do celular) e se prepare para marcar o tempo! Essa fase é delicada, faça com cuidado. Você puxará o peso do pêndulo a uma distância curta, cerca de uns 2 ou 3 centímetros da posição de equilíbrio e contar 10 (dez) oscilações.

    Nesse momento você deve iniciar o cronômetro e contar DEZ oscilações, que são as voltas que o pêndulo dá do seu ponto de partida até voltar ao mesmo lugar. Assim que chegar a dez oscilações, pare imediatamente o cronômetro e anote o intervalo de tempo registrado no cronômetro. Anotou o tempo decorrido? Pois agora dívida esse tempo que você marcou e divida por 10, o resultado dessa conta será o período médio de oscilação (T).

    O passo seguinte é calcular a aceleração da gravidade g. Agora para calcular a massa da Terra basta:

1. Determinar o período médio do pêndulo realizando o experimento e substituindo o intervalo de tempo cronometrado na (equação 1 ) ;

2. Calcular a aceleração da gravidade g com o período médio determinado e a (equação 3) ;

3. Com a aceleração da gravidade g calculada, calcular a massa da Terra com a (equação 5).

Se compararmos com a massa atribuída Terra no NASA Space Science Coordinated Archived em nssdc.gsfc.nasa.gov/planetary/factsheet/earthfact.ht

ml > ) MNASA = 5.9724 . 1024 kg (massa da Terra aceita no NSSDCA da NASA) M = 6,5


Texto baseado no artigo feito pelo CAF para revista eletrônica do OAGLL, edição de junho. Para saber mais detalhes da atividade, basta acessar gratuitamente a revista clicando aqui.

// Diva - CAF.

Share:

Postar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes